quinta-feira, 7 de março de 2013

Vocalizes: Aquecimento da Voz

Um dos maiores prejuízos que nossa voz pode ter é sair do total repouso para o uso súbito, ou seja, na prática, seria simplesmente do nada começar a cantar fazendo todo o esforço de alcançar as notas, colocando assim as cordas vocais para vibrarem, sem antes prepará-las para isso.
 
Por isso, é fundamental exercitar a voz antes de iniciar o canto.
 
Exercícios para a voz são, essencialmente, exercícios de respiração. Colocar o diafragma para funcionar sustentando a voz, funcionando como o ponto de apoio da voz.
Existe a respiração diafragmática e a diafragmática intercostal.
 
O diafragma é um músculo. Na verdade, ele é o principal músculo da respiração humana - caia para trás agora você que tinha "certeza" de que eram os pulmões... rs...
 
O diafragma é auxiliado pelos músculos intercostais, e colocando todos eles para trabalhar de forma correta, conseguimos fazer com que o nosso aparelho fonador seja auxiliado para garantirmos a qualidade vocal necessária e a preservação da nossa voz para o futuro cantando de forma correta, empenhando a não ferir as cordas vocais, mas a usar ressonância (Futuramente irei preparar uma postagem sobre este assunto, aguardem!) e dar brilho e volume para a nossa voz.
 


 
Saber respirar é fundamental para cantar bem. Aprender a não levantar os ombros quando inspira e sim a expandir o diafragma e a região intercostal para, ai sim, respirar corretamente. Essa será sempre a base do canto: a respiração!
 
 A partir da respiração correta vamos necessitar direcionar o ar que entrou para cima, projetando-o onde irá ressonar a fim de contribuir para aumento de volume da voz cantada, assim como um brilho na voz, que seria uma clareza e qualidade diferenciada no som da nossa voz. Veja as cavidades de ressonância que temos internamente, esse destaque é a região que chamamos de máscara.
 
Será fundamental articular bem as palavras, e tanto como exercício de relaxamento, quanto de preparo para o canto, e funcionando com um auxiliador para unir a técnica da respiração diafragmática intercostal com o som e projeção da voz com ressonância existem o que chamamos de Vocalizes. 

Vocalize, deriva do verbo vocalizar e quer dizer: fazer exercícios de canto, sem dizer as notas nem pronunciar as palavras, modulando a voz sobre uma ou várias sílabas (definição do dicionário).

Basicamente, vocalize é um exercício para aperfeiçoar a arte de cantar, serve para auxiliar o canto de n formas. Eu acredito que a vocalize nos ajuda a trabalhar até o fato de aprimorar o ouvido para a afinação que é necessária ao canto. Mas a principal funcionalidade da vocalize, com certeza, é trabalhar a respiração e a ressonância que são as duas coisas fundamentais para cantarmos com impostação de voz. E por que precisamos cantar com impostação? Para preservar a nossa voz, além de garantir um maior volume e clareza na própria voz enquanto cantamos, porque afinal, quem canta além de se fazer ouvir, deve se fazer entender (lógico que isso é articulação das palavras, mas a vocalize também trabalha exatamente isto).

Sem mais delongas, vejam esses dois vídeos, com certeza eles vão exemplificar para vocês a necessidade da vocalize e dos exercícios para aquecimento e relaxamento das cordas vocais.

 
 


Abraço aos amigos!


Obs: os vídeos aqui postados com os exercícios de vocalize e técnicas de respiração são da cantora soprano Natália Áurea. Quem quiser conhecer mais sobre essa mulher tão talentosa pode visitar o blog dela que é o: www.superiusopranos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião! Comente aqui.